Os clubes da Liga NOS têm, tipicamente, um perfil exportador no que toca às suas vendas sendo esta uma das, ou a, sua principal fonte de receita. Neste sentido, formar jogadores, ou adquiri-los ainda com margem de progressão para realização de futuras mais-valias, torna-se absolutamente essencial para sustentar o modelo de negócio praticado.

No entanto, será que no momento de adquirirem jogadores, os clubes da principal liga nacional, olham fundamentalmente para o mercado interno?

Para procurar responder a esta questão, o Football Industry analisou as contratações dos clubes que fizeram parte da Liga NOS nas épocas 18/19, 19/20 e 20/21.

No período analisado, em termos de volume de investimento, os “3 Grandes” encabeçam naturalmente a lista com um total estimado de 61 milhões em aquisições internas. Neste capítulo, o FC Porto destaca-se dos demais tendo recentemente investido cerca de 15,5 milhões de Euros nas transferências de Nanu (ex-CS Marítimo), Zaidu (ex-CD Santa Clara), Toni Martinez (ex-FC Famalicão) e Medhi Taremi (ex-Rio Ave FC).

Top-5 Investimento 18/19-20/21 (Mercado de Verão)

No entanto, quando analisamos de uma perspectiva de número de jogadores contratados no mercado interno, o Moreirense FC destaca-se claramente seguido Vitória SC, CD Tondela e CD Santa Clara.

Outro aspecto verificado, prende-se com a maior aposta no mercado interno quando o número de equipas treinadas por técnicos nacionais é superior.

Top-5 Número de Jogadores 18/19-20/21 (Mercado de Verão)

NOTAS:

  • *”Entradas”: Não contabilizados fins de empréstimo e promoções da equipa B, sub-23 e sub-19.
  • **”Mercado Nacional”: Apenas consideradas transacções entre clubes nacionais (empréstimo ou compra) e jogadores sem clube caso tenham actuado em Portugal na época 19/20.
  • Apenas foi considerado o mercado de Verão.