A MLS Players Union revela periodicamente os salários dos jogadores deste campeonato, representando uma ação única no mundo do futebol, indicando como principais argumentos o facto de permitir a existência de uma maior equidade entre os jogadores, premiando aqueles que mais contribuem para a evolução da MLS, e o maior poder negocial dos jogadores através desta entidade.
Numa altura em que decorre a fase regular da edição de 2013 da Major League Soccer, o Football Industry apresenta os 20 maiores salários da competição bem como os custos salariais de cada clube (valores a 01 de Maio de 2013).
Os 20 Jogadores mais bem pagos da MLS 2013
Na tabela em baixo encontram-se os 20 jogadores com os salários base anuais mais elevados da MLS 2013. Neste ranking verifica-se uma grande predominância de jogadores que fizeram a maior parte da sua carreira na Europa, como são os casos de Thierry Henry, Robbie Keane e Tim Cahill. Observa-se também uma diferença muito elevada entre o mais bem pago (Robbie Keane, 3,1 milhões de Euros) e o 20º do ranking (Darren O’Dea, 239 mil Euros). Nesta tabela, 10 jogadores são avançados, 7 são médios, 2 podem jogar como avançados ou médios, e 1 é defesa. O Seattle Sounders é o clube mais representado com 3 jogadores.
[table id=241 /]
Salários dos Clubes da MLS 2013
Analisando os clubes que participam na MLS 2013, nota-se uma grande disparidade entre os New York Red Bulls e os La Galaxy e os restantes clubes da MLS embora esta tenha diminuído entre Outubro de 2012 e Maio de 2013. A base salarial anual média por clube é de 3,2 milhões de Euros e de 110 mil Euros por jogador.
Por outro lado, regista-se também uma grande disparidade entre o jogador mais bem pago de cada clube e os seus colegas de equipa. Esta diferença é muito acentuada sobretudo no caso dos LA Galaxy em que 44% da base salarial pertence a Robbie Keane.
[table id=242 /]
Notas: (1) Dados de 01 de Maio de 2013; (2) Taxa de câmbio 31 Maio 2013: 1 USD = 0,769470 EUR; (3) Para efeitos de análise e simplificação apenas foram utilizados os salários base dos jogadores.
Siga-nos no Facebook! https://www.facebook.com/FootballIndustry

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *