Actualmente, os clubes da Liga ZON Sagres 12/13 agregam cerca de 3 milhões de fãs na rede social Facebook. Os fãs nacionais surgem como o maior grupo de seguidores destes clubes (59% do total de fãs) à frente da França e de Angola.
Na tabela em baixo, apresentamos o Top 20 dos países com mais fãs dos clubes da Liga ZON Sagres bem como a comparação, em percentagem, entre esse valor e o número total de utilizadores do Facebook em cada país.
Top 20 agregado dos Fãs dos Clubes da Liga ZON Sagres 12/13
[table id=30 /]
Top 5 por Clube
Seguidamente, apresentamos o Top 5 de cada um dos clubes da referida competição. Portugal ocupa o primeiro lugar em todos os casos excepto na base de fãs do SC Beira-Mar que é liderada pela Malásia (actualmente, o SC Beira-Mar tem um atleta desse país nos seus quadros).
[table id=31 /]
Ranking de Fãs Nacionais (Portugal)
Relativamente aos fãs locais, o SL Benfica é o clube que agrega o maior número de fãs de Portugal alcançando 45% do total de fãs dos clubes apresentados na tabela em baixo no país.
[table id=32 /]
Grau de Internacionalização
Analisámos também o grau de internacionalização dos clubes da Liga ZON Sagres observando a percentagem de fãs fora de Portugal que compõem a sua base de seguidores. Assim, o SC Beira-Mar é o clube que apresenta a base de fãs mais internacional sendo composta por 64% de fãs localizados fora de Portugal. Apenas 2 dos 16 clubes da competição apresentam percentagens superiores a 50% neste rácio.
[table id=33 /]
Os clubes portugueses apresentam assim ligações aos países historicamente associados a Portugal. Contudo, nos últimos anos tem-se observado uma estratégia de internacionalização mais intensa personalizada pela integração nos seus quadros de atletas de outros países com consequências positivas ao nível das redes sociais. Exemplos disso, são os casos da Colômbia (terceiro país com mais fãs do FC Porto) e da Malásia (país com mais seguidores do SC Beira-Mar).
 
Notas: (1) Dados recolhidos entre 12 e 14 de Fevereiro de 2013; (2) No campo “% dos Utilizadores do Facebook no País” poderão encontrar-se utilizadores que sejam fãs de mais do que um dos clubes da Liga ZON Sagres 12/13; (3) Foi apresentado apenas o Top 20 dos países que agregam mais fãs para efeitos de simplificação; (4) Os valores apresentados poderão incluir utilizadores naturais de Portugal que estejam a residir noutros países.
Siga-nos no Facebook! https://www.facebook.com/FootballIndustry

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *