Footballnaut – Inovação no Treino do Borussia Dortmund0

footballnaut_borussia_dortmund

O Borussia Dortmund tem vindo a tornar-se um dos clubes mais seguidos dada a qualidade do futebol que apresenta em campo.

O clube da Bundesliga, finalista da UEFA Champions League 2012/2013, tem procurado investir cada vez mais na componente de inovação tendo, neste sentido, introduzido no ano de 2012 um novo mecanismo que procura fortalecer as capacidades dos seus jogadores.

Este aparelho revolucionário, denominado “Footballnaut“, permite dar um novo sentido ao treino indoor sendo também utilizado na reabilitação de jogadores que se encontram a recuperar de lesões. O Footballnaut procura exponenciar determinadas características nos jogadores como, por exemplo, o primeiro-toque, técnica, rapidez de raciocínio e execução e a perceção do espaço que os rodeia.

A versão do Borussia Dortmund inclui uma máquina que dispara bolas automaticamente na direção do jogador numa área de 14 metros quadrados. O atleta coloca-se no centro dessa área sendo as bolas lançadas na sua direção a diferentes velocidades com uma variedade aleatória de alturas e ângulos. De seguida, o jogador deve rececionar a bola, olhar para cima de modo a identificar qual dos 64 alvos tem a sua luz acesa, tentar atingi-lo com a bola o mais rapidamente possível e voltar à posição inicial de modo a receber a bola seguinte. Este processo repete-se sucessivamente durante o treino. Todos os dados são transmitidos informaticamente para o treinador.

Vídeo (em português): http://pt.uefa.com/trainingground/coaches/video/videoid=1936057.html?autoplay=true

Vídeo (em inglês): http://www.uefa.com/trainingground/coaches/video/videoid=1936054.html?autoplay=true

Siga-nos no Facebook! https://www.facebook.com/FootballIndustry

Nuno Bolas

Escrito por: Nuno Bolas

Consultor e Analista, Mestre em Gestão pela NOVA - School of Business and Economics.

Deixe uma opinião


*

Pode usar algumas das tags HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>